Manual de sobrevivência do aluno

A importância do material didático

A jornada escolar é um período de aprendizado contínuo que coloca à prova a capacidade dos alunos de se adaptarem e driblarem diversos desafios. Além de oferecer profissionais muito bem preparados para o ensino, o ambiente em questão também apresenta ferramentas capazes de auxiliar os jovens nesse processo.

O grande manual de sobrevivência escolar do aluno ou material didático, como é mais comumente conhecido, é a ponte de conhecimento que facilita todo o processo de assimilação da informação. Sempre sob orientação do professor e com a colaboração do coletivo.

Podemos considerar como material didático principal ou de apoio qualquer recurso que se refere ao contexto educativo e o explique com o objetivo final de expandir o conhecimento. Todo material didático está de acordo com o planejamento estratégico e pedagógico da escola, já que existem diferentes perspectivas e métodos de ensino e, consequentemente, diferentes materiais fundamentais.

Cada material é elaborado especificamente para uma área do conhecimento e com uma metodologia mais eficaz para aquela etapa do aprendizado. Esse processo é fundamentado no rigor científico, em fatos, pesquisas e curadoria que chancelam o material em questão.

Os materiais didáticos também se diferenciam em algumas características, como linguagens, formatos e recursos. As linguagens podem ser científica, lúdica ou informal; já os formatos podem ser físico e digital. Em relação aos recursos, consideramos que podem ser visuais, auditivos ou audiovisuais.

Os materiais mais utilizados na educação brasileira, por exemplo, que se encaixam nesses parâmetros são: livros, jornais, cartazes, textos, mapas, revistas, gráficos, desenhos, ilustrações, maquetes, histórias em quadrinhos, computadores, filmes, slides, quadro, mural, projetor e datashow.

A escola que garante um material didático de qualidade proporciona ao aluno uma autonomia que o permite ter conhecimento do todo e se aprofundar nas suas preferências. Além disso, ele fornece um maior entendimento sobre o conceito estudado, impulsionando de forma direta o desenvolvimento intelectual e crítico de cada aluno.

O manual de sobrevivência do aluno é o perfeito guia no caminho em direção à formação estudantil.

O Colégio Domus trabalha com material didático indicado para cada etapa específica do aprendizado. O estímulo ao conhecimento ocorre de forma intuitiva, o que transforma a relação entre estudante e professor em uma conexão única.

O material é referência em aprovações e é adotado do Infantil ao Ensino Médio. O equilíbrio perfeito entre formato, linguagem e metodologia.

Aprender nunca foi tão fácil!