Alfabetização

Ensino Fundamental I

Na alfabetização do 1º ano adotamos a metodolgia montessoriana, através do método fonético que,  junto à teoria socioconstrutivista, coloca o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e na relação com o outro e, ao mesmo tempo em que desperta a consciência fonológica, garante o processo de letramento em que prestigia o uso social da leitura e escrita. Fazemos uso de ditados mudos que abrangem a escrita de várias palavras através do alfabeto móvel contemplando todas as consoantes e questões ortográficas. Os alunos recebem ditados com figuras e constroem as palavras usando letras móveis de madeira. Em seguida, fazem a autocorreção das palavras escritas com plaquinhas que indicam os nomes das figuras. Vão à lousa escrever as mesmas palavras construídas no tapete e, por fim, chegam à apostila (confeccionada pela equipe pedagógica do colégio) que, além das palavras do ditado, trazem criações contextualizadas e pequenos textos para que exercitem a interpretação de sua leitura.

Assim, fundamentamos o trabalho para tornar a criança autora do seu próprio conhecimento apostando num modelo de sala de aula dinâmico, garantindo liberdade, autonomia e motivação para as crianças avançarem em suas descobertas. Desta forma, o método fonético e a teoria socioconstrutivista  se complementam.