II Torneio de ponte de palitos de sorvete

9ºs anos e 1ªs séries do Ensino Médio

Foi realizado no dia 29 de setembro, com muito sucesso, o “2º torneio de ponte de palitos” no pátio do colégio, com a participação de 13 equipes de alunos, formadas pelos 9ºs anos do Ensino Fundamental e pelas 1ªs séries do Ensino Médio. Este torneio tem o objetivo de utilizar experiências divertidas e curiosas para relacionar a Ciência e a Tecnologia de forma prática.
          É uma competição na qual os participantes constroem e testam pontes treliçadas, fabricadas a partir de palitos de sorvete e cola branca de acordo com um conjunto de regras. Eles se divertem enquanto aprendem um pouco a respeito da Física Mecânica na distribuição de forças, carga, reação, equilíbrio, tração e compressão, através de cálculos matemáticos.
           Além do aprendizado, o projeto cria um ambiente de interação entre família/escola, já que cada grupo contava com um “incentivador” (membro da família que ajudou na pesquisa e montagem da ponte). Familiares, visitantes e amigos puderam compartilhar juntamente com professores, alunos e funcionários no dia do tão esperado o colapso das pontes, momento esse de muita descontração e torcida.
          Agradecemos a todos os envolvidos na elaboração, no incentivo e em cada etapa do projeto.

Ver mais eventos
Agende uma Visita